Alimentos

Alimentos

Oii meus girassóis

tudo bem com vocês ? Espero que sim

ja faz um tempo que estou querendo compartilhar aqui no blog, informações sobre a minha profissão, ou melhor, informações sobre alimentos, que aprendemos na faculdade e que muita gente não sabe, e fica perdida ao comprar um alimento industrializado. Então, resolvi criar essa nova categoria no blog, afinal, porque falar de cabelo, maquiagens, esmaltes, e não falar do que mais sei e mais estudei na vida, que foi sobre alimentos …

Começando hoje essa categoria, eu vou falar sobre algumas definições, sobre legislação, sobre quem fiscaliza, ou seja, o incio para que vocês entendam um pouco da área de alimentos.

No Brasil, os Órgãos responsáveis pela legislação, regulamentação (definição e características) e fiscalização de alimentos são a ANVISA e o MAPA.

A ANVISA ( Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) é a responsável pela fiscalização de todos os produtos de origem vegetal e produtos prontos, sendo vendidos. Ou seja, frutas, legumes, molhos, bebidas, e outros são regulamentados e fiscalizados pela Anvisa. O MAPA ( Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é o responsável por todos os produtos de origem animal, derivados e industrializados. Assim, carnes, pescados, manteiga, leite, salsicha, são produtos regulamentados e fiscalizados pelo MAPA. Nos Estados Unidos, o órgão responsável pelo controle de alimentos no país é o FDA ( Food and Drug Adminidtration)

Porque é importante falar sobre os órgãos regulamentadores ? Porque para falar de um alimento, vamos falar muitas vezes da sua definição, da sua regulamentação e legislação (sim, tudo que vou falar é definido pela legislação, é baseado em livros, e em ensinamentos e praticas da faculdade, nada de coisas da minha cabeça) e isso é definido por esses órgãos, que fiscalizam se isso é cumprido ou não pelas empresas fabricantes de alimentos.

A primeira definição que vamos falar, claro, é a definição do que é alimento:

“Alimento é toda a substância ou mistura de substancias, no estado sólido, liquido, pastoso ou qualquer outra forma adequada, destinada a fornecer ao organismo humano os elementos normais, essenciais á sua formação, manutenção e desenvolvimento.” (ANVISA)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s