Moda

Tipos de Xadrez

Oii meus girassóis 🌻💛

tudo bem com vocês ? Espero que sim

hoje, mais uma vez, nosso assunto é moda, e hoje vamos falar dos queridinhos da temporada outono/ inverno 2018, os xadrez.

Se você já viu o post de inverno 2018, e ja foi dar uma olhada nas lojas por ai, você já percebeu que o xadrez esta em todas elas, bombando na moda desse inverno. E também percebeu que tem xadrez de todos os tipos e gostos, e talvez você tenha ficado um pouco perdido no meio de todos eles haha

Pensando em te ajudar, no post de hoje, vou mostrar os diferentes tipo de xadrez, os mais conhecidos, e vou contar um pouco da história deles …

  • Tartan

Quando a gente fala a palavra xadrez, o primeiro que vem na sua mente, com certeza, é o Tartan, que você, provavelmente conhece com o nome de Escocês (há, viu, sabia que você conhecia esse). O xadrez Tartan, é um xadrez originario da Escócia e era usado antigamente por clãs para se reconhecerem (aquela saia, então era uma peça exclusiva de algumas familia$$)

O nome Tartan (ou Tartã) significa tecido de lã leve, e as cores mais conhecidas desse xadrez são o vermelho, o verde e o azul. A padronagem do tartan é bem clássica, formando os quadrados certinhos, aos pequenos no centro e os maiores nas pontas

 

  • Burberry

Esse, com certeza é o segundo xadrez mais famoso. A padronagem derivada do tartan foi criada e patentiada pela grife britânica Buberry em 1924 e foi copiada pelo mundo inteiro.

Essa padronagem em bege, branco, preto e vermelho aparecia, principalmente, no forro dos famosos casacos da Burberry, principalmente no trench coat. Com o tempo, a estampa virou identidade da grife e ganhou espaço em cachecóis, guarda-chuvas e outros acessórios.

 

  • Old England

O xadrez tradicional da Inglaterra antiga,remete ao Tartã, e tem a padronagem parecida.

Seu quadriculado com padrões de linhas retas e bem marcadas, aparece muitas vezes em tons clássicos de verde e azul, ou vermelho, remete aos clãs antigos inglês e escoceses

  • Vichy

Esse é outro xadrez clássico e muito conhecido. Esse xadrez surgiu na década de 1950, na cidade francesa com o mesmo nome da estampa (Vichy), virou um ícone nos looks de Brigitte Bardo na década de 50 e 60, e é o queridinho de quem adota um estilo Pin Up. Esse xadrez também é lembrando pelas toalhas de piquenique ao ar livre e roupas de festa junina.

Sua padronagem é formada por pequenos quadrados brancos intercalados com alguma outra cor, geralmente vermelho, preto ou azul. Mas existe em diversas cores, como foi visto no verão, em rosa, verde e amarelo.

  • BuffaloCheck

Parente do Vichy, o Buffalo Check é uma versão com os quadrados maiores, nas cores preto e vermelho. Esse xadrez, também conhecido como Buffalo Plaid ou xadrez buffalo tem origem no tartan do clã escocês MacGregor, tradicionalmente preto e vermelho. Após a imigração de descendentes desse clã para os EUA, a riqueza das cores desse tartan chamou a atenção dos índios da região,que cediam couro de búfalos em troca desse tecido (diz a lenda, por isso o nome xadrez de bufalo). Depois, essa estampa passou a ser conhecida e muito usada pelos lenhadores Americanos.

A padronagem foi difundida para outros povos e se tornou conhecida mundialmente. Apesar da estampa ser originalmente preta e vermelha, por ter o preto como cor base, a estampa se reinventa, e surgem novas cores para a estampa combinadas com o preto, como o azul, o verde, e até mesmo o amarelo. Hoje, esse xadrez é super popular nas roupas de inverno, nos tecidos flanelados, nas mantas e cobertores.

 

  • Argyle
Surgiu no oeste da Escócia, no século XVIII, com a necessidade de representar o clã Campbell de Argyll. Na época de sua criação era de cor verde e branca, mas quando chegou à Inglaterra, seus tons já haviam sido diversificados.Seu padrão é formado a partir de losangos, transpassado por listras, usualmente, em cores contrastantes, com o formato de base xadrez. Possui um ar tridimensional e, por isso, é considerado a primeira tentativa de criação de uma “estampa” tridimensional da história.

No século XX, o Argyle começou sua história de notoriedade pelo mundo. Nos anos 1920, a marca Pringle of Scotland recebeu um pedido do Duque de Windsor para produzir um suéter masculino de losango inspirado em sua meia de jogar golfe, assim foi marcada a referência esportiva desta padronagem. Já na década de 1940 e 1950, o Argyle passou a ser usado nos uniformes escolares de instituições da alta sociedade, associando-o ao estilo geek (por isso que todo mundo associa esse xadrez ao suéter de nerd rs).

Décadas depois, o Argyle aparece nas passarela em todo o mundo sob a forma de cardigãs, suéteres, meias e cachecóis.

 

  • Príncipe de Gales

Também conhecido como Glen Plaid, esse xadrez foi inventado durante o século 19, pela Condessa de Seafield, na Escócia, para vestir seus guarda caças, e foi popularizado pelo Príncipe de Gales ( título dado ao filho mais velho do Rei ou Rainha da Inglaterra), Eduard VII, Duque de Windsor.

Sua padronagem consiste em riscas irregulares que formam o xadrez, inicialmente trabalhados em lã de cores cinza ou marrom, mas, atualmente, as peças variam no estilo da padronagem. Seu uso foi popularizado durante a década de 90, quando a alfaiataria ganhou essa sobriedade.

O nome deste xadrez varia em alguns países. Na Áustria é chamado de Esterhazy, na Inglaterra é conhecido como Glen Check e em Portugal e França como Prince de Galles

 

  • Madras

Essa Padronagem originária da Índia, na cidade de Madras, atualmente chamada Chennai, foi criada manualmente com tecidos de algodão leve e com corantes naturais. Trata-se de uma estampa formada por linhas horizontais e verticais de diferentes espessuras e, na sua versão tradicional, por cores vibrantes. Tem o aspecto mais “delicado”, costuma apresentar mais cores e é comumente usada em tecidos leves e confortáveis.

O madras foi trazido para a Europa pelos ingleses e, a princípio, aparecia somente em peças como xales, saias e lenços. Hoje, a estampa aparece em praticamente qualquer tipo de roupa ou acessório. Este tipo de xadrez também sofreu modificações em suas cores básicas, sempre vivas e alegres, passando a surgir em tons de marrom, azul marinho ou roxo.

 

  • Pied de Poule e Pied de Coq

Padronagem muito usada pela aristocracia britânica dos séculos 19 e 20, e eternizada no mundo da moda, por Coco Channel, que a usou em seus ternos femininos de tweed, revolucionando o vestuário dos anos 1920. Já em 1947,Christian Dior decorou a embalagem de seu primeiro perfume, o Miss Dior, com essas estampas. A partir daí, diversas grifes usaram essas estampas nas suas coleções de inverno.

A traducao dessas palavras em francês significam “Pé de Galinha” e “Pé de Galo”, e a padronagem desse xadrez forma uma imagem criada pelo entrelaçamento dos fios semelhantes aos pés de uma ave, sendo pequena no Pied de Poule, e grande no Pied de Coq.

Ela é mais frequentemente usada no inverno (em tecidos grossos, como o tweed),em algumas peças, como saias, vestidos (claro que tem em blusas, cropped e terninhos também, mas saias e vestidos são mais comuns)

 

  • Gird

Também conhecido como o xadrez das grades, o grid é uma versão minimalista do xadrez tradicional. Muito usado na década de 60, e muito conhecido nas cores preto e branco (positiva – branca e negativa – preta).

img_7584

A padronagem desse xadrez tem s linhas super finas, dando uma estrutura super gráfica a peça.

  • Tattersall

Esse é o xadrez conhecido com “xadrez do ambiente country”. Muito usado em camisas e coletes, e tem como origem os padrões dos cobertores de cavalo. O nom, vem da família Tattersal, que tinha um mercado de leilão de cabelos de alta qualidade, na Inglaterra.

img_7586

  • Grunge

O xadrez das listras largas combinadas com listras finas, com a padronagem bem parecida com a do Tartan, mas com um ar despojado, era usada desde o século XVI em tons terrosos, mas com o estilo grunge os anos 90, que popularizou o xadrez (todos eles misturados), hoje é conhecido como a camisa xadrez de flanela, mais soltinha, despojada, independente da padronagem.

 

  • Artsy

É o xadrez livre, uma padronagem que permite a arte, a estampa abstrata. A única regra são linhas e quadrados no tecido rs

Esses foram os tipos de xadrez que encontrei pesquisando, e um pouco da história dele (todas as pesquisas foram feitas em sites de moda no google). Espero que tenham entendido mais sobre os tipos de xadrez, tenham gostado do post. Beijoos e até o próximo 😘😘

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s