Sem categoria

Cronograma Capilar

Oi pessoal,  tudo bem? espero que estejam bem

hoje eu vim falar sobre um assunto muito legal,  super batido pelos blogs e vídeos por ai,  mas que ainda tem muita gente que não conhece, não segue e me pergunta muitas vezes sobre esse assunto: Cronograma Capilar

o cronograma capilar é uma rotina de cuidados com o cabelo,  onde voce usa produtos específicos para cada etapa do tratamento. As etapas são hidratacão,  nutrição e reconstrução

A etapa da hidratacão consite em adicionar água ao cabelo.  Cabelo hidratado é cabelo que tem água,  e máscaras e produtos hidratantes dão água para o cabelo,  gerando uma reposição hídrica (repõem a água que a gente perde no dia a dia). Se seu cabelo está ressecado e sem brilho, com certeza ele está precisando de água,  precisanso da etapa de hidratação. 

As máscaras de hidratação,  São aquelas que possuem água desmineralizada, leite,  açúcar,  glicerina,  aloe Vera, babosa, ….  Esses componentes são considerados hidratantes, e ajudam o cabelo a ser hidratado. 

A etapa da nutrição consiste em dar oleosidade para o cabelo e fazer a reposição da massa lipídica.  A nutrição é um complemento da hidratação,  uma vez que os óleos tendem a se depositar nas cutículas dos cabelos,  retendo a água. 

As máscaras de nutrição são aquelas que contém óleos vegetais,  como o óleo de oliva, óleo que coco,  óleo de amêndoas,  óleo de argan,  ou manteigas vegetais,  como a manteiga de karitê,  manteiga de cacau. É importante lembrar que os únicos óleos capazes de penetrar no córtex capilar são os oleos de coco e óleo de oliva.  

A etapa da reconstrução é a etapa que devolve a queratina pro cabelo,  fazendo a reposição da queratina que perdemos nas agressões diárias ( chapinha,  secador,  banho quente,  chuva, … ) Se o seu cabelo está ressecado,  poroso,  com ponta dupla,  danificado,  ou se você faz química no cabelo,  seu cabelo precisa de reconstrução. A queratina age no interior dos fios fracos,  fazendo uma liga e fechando os buracos que estavam abertos no cabelo danificado. 

As proteínas,  são molécula muitos grandes,  e não conseguem penetrar no córtex capilar,  por isso, a reconstrução é feita amônia proteínas hidrolisadas ou aminoácidos,  como a lisina, cisteina,  creatina, arginina e outros aminoácidos.  As máscaras reconstrutoras geralmente contém um desses componentes ou uma junção deles. 

Agora que você já sabe quais são as máscaras de cada tipo,  você já pode se organizar para fazer o cronograma capilar.  Voce tem que pegar as suas semanas,  durante o mês  e organizar os tratamentos. 

Na primeira semana,  no cronograma está escrito que tem que fazer 2 hidratacoes  (H)  e 1 nutrição  (N). Na segunda semana 2 hidratações  (H) e 1 nutrição (N).  Na terceira semana 2 hidratações (H) e  1 Reconstrução  (R).Na  quarta semana 2 hidratações e 1  nutrição.  

E importante organizar o cronograma de acordo com os dias que você tem para cuidar do seu cabelo,  e  lembrar que todos os efeitos, de hidratacão, nutrição e reconstrução são temporários,  uma hora a água,  o óleo e a proteína saem do cabelo, e por isso,  o cronograma capilar é um ciclo que deve ser feito todo mês,  de uma forma que você consiga adaptar esses cuidados a sua rotina. 

Com o tempo fazendo o cronograma,  você começa a reconhecer o que está faltando no seu cabelo,  de que etapa ele precisa, quais as etapas dão mais certo,   e cria o seu cronograma personalizado. 

espero que tenham gostado do post,  que ajude a melhorar os cuidados com o cabelo,  e que tenham excelentes resultados

beijos e até o próximo post 😙😙

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s