Cabelo

Máscaras Capilares

Olá meus amores,  tudo bem?
Hoje eu vim trazer um assunto muito interessante para vocês.  Acredito que esse assunto ja esteja na ponta da língua de toda cacheada que ficou viciada em ler composições de produtos,  mas que,  muitas meninas com os cabelos lisos ou até mesmo cacheadas não saibam ainda.
Ja falamos aqui sobre a estrutura do cabelo , sobre os tipos de cabelo, sobre shampoo, seus tipos e seus efeitos. Dando sequência, hoje é a vez das máscaras de tratamento. Você  sabia quem nem toda máscara de tratamento vendida no mercado,  é máscara de hidratação,  como a gente popularmente diz?

Sério isso Manu?  Seríssimo !
Nem toda máscara de tratamento tem a função de hidratar nosso lindos fios de cabelo.  Explico melhor,  nem toda máscara de tratamento tem o poder de levar água para as cutículas dos cabelos. (Se você não lembra ou não sabe sobre as estruturas do cabelo,  clique aqui,  porque isso vai ser essencial nesse post )

A chamada hidratação que a gente faz no nosso cabelo,  tem a ver com a reposição de água nas cutículas capilares,  e somente algumas máscaras,  com alguns produtos, conseguem fazer com que a água fique retida no nosso couro cabeludo.

Mas,  o que as outras máscaras fazem?  Como são chamadas ?

As outras máscaras,  dependendo dos componentes,  possuem funções específicas de nutrição e reconstrução.

As mascaras chamadas de máscaras nutritivas,  são as que possuem ingredientes vegetais,  capazes se repor a massa lipidica do nosso cabelo, ou seja, dar oleosidade ao nosso cabelo. É um complemento da hidratação, porque os lipídeos selam a água que repomos na cutícula durante a hidratação.

As máscaras chamadas de recontrutoras,  São as máscaras que possuem na sua composição proteínas hidrolisasas,  que ajudam o cabelo a repor as proteínas perdidas durante as agressões diárias que o nosso cabelo sofre…

Como identificar qual é a máscara que estou comprando ?

Atualmente as marcas têm começado a dizer no rótulo se são de hidratação, nutrição ou de reconstrução, mas a melhor forma é ver a composição. De acordo com os primeiros componentes conseguimos saber do que é a máscara.

Máscaras com glicerina, aloe Vera, babosa, são máscaras de hidratação . Máscaras com manteigas ou óleos vegetais, são máscaras de  nutrição, máscaras com proteínas hidrolisadas, queratina ou aminoácidos, são máscaras de reconstrução. É claro que existem máscaras que tem diversos componentes, misturando hidratação, nutrição e reconstrução (às vezes é até melhor assim) veja os primeiros componentes (estão em maiores quantidades) e defina o que ele é e qual a “categoria ” da máscara.

É isso meninas, espero que tenham gostado do post, que tenham aprendido um pouquinho sobre as máscaras capilares, para agente aprender a cuidar melhor dos nosso fios 💛

Beijos, até o próximo post

Manuella Cardoso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s