Cabelo

No e Low Poo – esclarecendo

Olá meninas,  tudo bem?

Já perceberam que de uns tempos para cá,  escutamos direto alguém falar “liberado para no pow”;  “co -wash”;  “só é liberado para low poo”  entre outros…  E ai voce parou e se perguntou,  o que é no e low poo,  de onde surgiu isso,  como isso funciona … E eu vim te contar sobre isso – eeeh 👏👏👏 – vou falar de onde surgiu,  como funciona,  como fazer

Tudo começou por causa de algumas pessoas que não queriam depender tanto dos cosméticos,  questionavam a composição deles e começaram a procurar alternativas para lavar os cabelos.  Começaram usando água e bicarbonato de sódio ou água e vinagre de maçã   ( bicarbonato de sódio tem alto poder de limpeza e abre bem as cutículas  E vinagre de maçã também tem alto poder de limpeza e ajuda a tirar a oleosidade extra )
O no poo de hoje,  é uma técnica criada pela Lorraine Massey,  uma cabelereira britânica que escreveu um livro chamado garota cacheada ( Curly girl em inglês )  onde fala sobre técnicas que deveriam ser usadas por quem tem cabelos cacheados,  e uma delas era não usar shampoos e condicionadores com sulfatos e silicones.
No No poo não se utiliza nenhum tipo de silicones insolúveis em água,  sulfatos,  parafinas, óleos minerais e petrolatos.  No Low poo pode se utilizar silicones,  sulfatos mais leves (tentando reduzir ao maximo) e também não usa oleo mineral, parafinas e petrolatos.

Silicones atuam como um revestimento no fio,  uma capa,  protegendo o fio,  principalmente quando ele está hidratado.  Porém,  por serem insolúveis em água,  se acumulam,  e não permitem a emtrada de novos tratamentos,  como a própria hidratação.  Ou seja,  não tem uma função verdadeira,  age como uma maquiagem que a longo prazo pode prejudicar.  O mesmo acontece com óleos minerais.
Sulfatos,  como já falado no Post de shampoos limpam demais o cabelo,  deixando as Cutículas  abertas e vazias,  dando a sensação de aspereza no cabelo.  Optando por não usar sulfatos, consequentemente temos que optar por não usar óleo mineral e silicones insolúveis,  porque os sulfatos impedem o acúmulo desses produtos nos fios. Por isso quem aderiu ao no e low poo,  nao ultiliza os seguintes componentes :

Silicones insolúveis : amodimethicone,  cyclopentasiloxane,  cyclomethicone,  dimethicone,  cetyl dimethicone,  cetearyl methicone,  dimethiconol,  stearyl dimethicone,  phenyl trimethicone,  simethicone,  polydimethysiloxane,  methicone,  dimethylpolysiloxane,  trimethylsilyamodimethicone.

Óleos minerais : petrolatum/petrolato,  mineral oil,  paradinha liquid,  valesina,  isoparafina,  isodecane,  dodecane,  isododecene,  dodecane,  alkane

Sulfatos fortes : sodium laureth sulfates,  sodium lauryl Ether Sulfate,  sodium mureth Sulfate, sodium lauryl Sulfate,  sodium Coco Sulfate,  ammonium lauryl Sulfate,  ammonium laureth Sulfate,  ammonium lauryl Ether Sulfate,  sodium C 14-16 olefin sulfonate,  TEA lauryl Sulfate,  TEA dodecylbenzenesulfonate,  sodium alkylbenzene sulfonate,  ammonium ou sodium xylenesulfonate,  sodium trideceth Sulfate

Sulfatos fracos: Sodium Cocyl Isethionate,  Sodium Lauril sarcosinate, Sodium Lauril sulfoacetate,  Sodium socoyl (ou lauryl/laroyl) sarcosinate,  Ethyl PEG 15,  Cocamine sulfate,  dioctyl sodium sulfosuccinate,  sodium lauryl glucose carboxylate,  disodium laureth sulfosuccinate, sodium methy 2 sulfolaurate, Ethyl cocoyl,  lauryl taurete,  sodium cocoyl glycinate,  pluronic ou tetronic surfactants,  poluglucosides,  poly decyl glucoside carboxylate.

Quem faz Low poo geralmente utiliza produtos que possuem o componente cocoamidopropryl Betaine,  que é um detergente capaz de limpar silicones insolúveis e parafina liquida,  sem agredir tanto o cabelo, ou um shampoo com sulfatos leves,  intercalado com com o co-wash. Quem faz No Pow lava o cabelo somente com a técnica do co-wash,  onde usa um tipo de condicionador para lavar o cabelo, já que,  por não usar muitos produtos que danificam o cabelo,  não tem muito o que tirar do cabelo,  e massageia  o couro cabeludo,  limpando os excessos.

O post ficou enorme, mas explica tudo o que sei sobre a técnica do no e low poo. Eu tentei fazer a técnica por um tempo,  mas acabei desistindo,  me senti presa a muitas regras e a uma lista enorme de componentes que não podia usar,  e eu gosto de experimentar diversos produtos.  Conta aqui nos comentarios o que você acha da técnica no e low poo,  se vc já fez,  se você tem alguma dúvida ou informação para acrescentar

Beijos 😙😙
Até o próximo post

Manuella Cardoso

Anúncios

5 comentários em “No e Low Poo – esclarecendo

  1. Que interessante. Tem nome diferente pra tudo hoje em dia, né?! Com certeza deve deve deixar o cabelo mais bonito. Mas como você bem disse, também adoro testar produtos, e sou muito prática. Então se eu fosse fazer em casa, ia ter que dedicar mais tempo. Achei muito interessante.

    Curtir

    1. As pessoas que eu conheço que fazem tem o cabelo lindo, macio, mas vejo que dá um trabalho enorme rs. Pra quem gosta de tratar produtos atrapalha um pouco porque, muitos produtos são “proibidos”

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s