Sem categoria

Tipos de shampoo

Ola meninas,  tudo bem?

Eu tenho quase certeza,  Que já aconteceu com você…  passar um shampoo no cabelo e ele ficar completamente ressecado,  parecendo um bagaço de laranja…  pois é,  quase todo mundo ja passou por isso,  simplesmente porque escolheu o tipo de shampoo errado.  Você conhece os diferentes tipos de shampoo e sabe escolher o  adequado para o seu cabelo?   Não 😮  então você precisa desse post urgente rs

O principal ingrediente dos shampoos são os sulfactantes, que são moléculas que interagem com água e outras moléculas não solúveis em água,  como óleo, silicones insolúveis, sendo capazes de se unir a sujeira e a água,  fazendo assim a função detergente e limpando o nosso cabelo quando lavamos.  Geralmente,  os sulfactantes usados pelas indústrias,  são os de sulfato,  como o Lauril Sulfato de Sódio,  Lauril Sulfato de Amônio,  Lauril éter sulfato de sódio,  Lauril éter sulfato de amônio.

Shampoo transparente : São carregados de sulfactantes, são os shampoos com maior poder de limpeza   Geralmente ressecam o cabelo pois alguns não possuem agentes condicionantes em sua fórmula.  Os shampoos anti resíduos são shampoos transparentes especiais,  pois além da quantidade de sulfactantes, possuem pH alcalino (acima de 7) e por isso abrem as cutículas dos cabelos,  retirando toda a “sujeira” presente. São indicados para cabelos oleosos,  porém,  não devem utilizar em demasia,  pois o organismo entende que deve produzir mais óleo para compensar o que foi retirado (e ninguém quer isso) e para cabelos secos e com químicas,  para serem usados antes de tratamentos (hidratação) ou 1x por mês para retirar os possíveis resíduos. Não indicado para cabelos com progressiva,  uma vez que o uso de shampoos anti resíduos retirar a progressiva mais rápido.

  
Shampoo perolado : Ele é um shampoo de limpeza mais suave,  não promove uma limpeza 100% igual ao antiresíduos,  e por ter agentes condicionantes e silicones na fórmula,  não deixa o cabelo tão ressecado igual o transparente. Ou seja, é um shampoo que limpa e hidrata, sem limpar demais e sem ressecar demais. Indicado para cabelos todos os tipos de cabelo.  
    
Shampoo leitoso : São shampoos de baixo poder de limpeza,  hidratantes e geralmente com funções específicas: para cabelos tingidos,  anti caspas e outros. Geralmente são indicados para pessoas que estão fazendo algum tratamento ou que tenham alguma disfunção do couro cabeludo (usando os shampoos especificos para cada tratamento )

  
Shampoo sem sulfato: Existem dois tipos de shampoos sem sulfato, os para No Pow, chamados de Co-Wash e os para Low Poo. Os shampoos para No Poo, tem o aspecto de creme ou condicionador, são leves e não possuem o fator de limpeza, são indicados para pessoas que usam poucos produtos industriais no cabelo e não usam parabenos, parafinas líquidas, óleos minerais e silicones insolúveis (pessoas que seguem a técnica no No Pow). Os shampoos sem sulfatos para Low Poo usam outro agente de limpeza,  o cocoamidopropil betaína ( cocamidopropyl Betaine,em inglês), um composto químico que possui a mesma função dos sulfactates sem agredir tanto o cabelo, porém tem um preço mais elevado para a indústria ( adivinha porque shampoos sem sulfatos sao mais caros ?).  São indicados para cabelos extrasecos e cacheados.

Shampoos sem sal: “marketing”
Os shampoos,  possuem agentes espessantes,  usados para engrossar a mistura líquida ( PEG 150 e PEG 120),  porém algumas empresas usam em pequenas quantidades sal (NaCl) também como espessante,  porque é mais barato e a quantidade não é suficiente para prejudicar os cabelos. Como as empresas precisavam dar uma “inovada” no mercado,  criaram o shampoo sem sal,  em que usa os espessantes citados acima, e cria uma nova categoria de shampoos,  deixando todos doidos achando que o shampoo com sal faz mal ao nosso cabelo.
A Anvisa classifica até uma determinada porcentagem de cloreto de sódio na fórmula de shampoos registrados como “sem sal”.

Shampoo de uso diário : São shampoos de pH neutro,  indicados para todos os tipos de cabelos,  e atuam como detergente.  Podem ser transparentes ou Perolados.

Shampoo a seco : São shampoos em spray, que parecem um talco rs. Tem a função de sugar a oleosidade do cabelo, raiz e comprimento, para ser usados naqueles dias em que não vai dar tempo de lavar. Fazem a limpeza superficial e instantânea, tirando aquela cara de engordurado.São indicados para cabelos oleosos.  (Sou doida para experimentar ) 

  


Shampoo em barra: parece um sabonete, mas é uma shampoo, tem a carecteristica de limpeza, é concentrado, porque não possui água, e não agride tanto o couro cabeludo. Geralmente,feitos com produtos naturais e óleos essenciais.Otimos para viagens, pois são práticos e compactos

Espero que vocês tenham gostado do post meninas, e tenham entendido um pouco mais sobre os shampoos existentes no mercado, e escolham o melhor para o tipo de cabelo de vocês. Se você não conhece o seu tipo de cabelo, este post pode te ajudar.

😘😘😘

Manuella Cardoso

Anúncios

4 comentários em “Tipos de shampoo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s